A idD Portugal Defence representa Portugal nas reuniões plenárias do NATO Industrial Advisory Group (NIAG), que se realizam em Roma a 15 e 16 de novembro.

Na mesma semana decorre ainda o NATO Industry Forum (NIF), a 17 e 18 de novembro, e um Industry Day, a 19 de novembro, organizado por Itália, com demonstrações reais usando meios das Forças Armadas daquele país.

O NIAG foi estabelecido em outubro de 1968 para apoiar a Conferência dos Diretores Nacionais de Armamento (CNAD), facilitando a cooperação entre a NATO e as indústrias de defesa dos Aliados.

O grupo, que se reúne três vezes por ano, permite que a NATO tenha uma melhor ligação com as empresas, e se mantenha a par dos desenvolvimentos da tecnologia industrial que são relevantes para as suas necessidades, nomeadamente através do financiamento de estudos com a participação de forças armadas, empresas, e peritos independentes, desde logo os associados a Universidades e Centros de Investigação.

Com o tempo, o portfólio do NIAG expandiu-se para fornecer apoio, além do CNAD, a outros órgãos e organizações da NATO envolvidos no desenvolvimento de capacidades, como o Allied Command Transformation (ACT), responsável pela modernização da Aliança face a novos e complexos desafios.

No plenário serão discutidos, entre outros aspetos, os pontos de situação dos estudos conjuntos em curso, centrados em desafios que a Aliança enfrentará nos próximos anos e décadas e, assim como a aprovação de um novo ciclo de estudos para 2022.

O NATO Industry Forum é o principal local de diálogo estratégico com a indústria sobre o planeamento, desenvolvimento e entrega de capacidades da NATO e é pessoalmente patrocinado pelo Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, contando ainda com os contributos do Comandante Supremo Aliado para a Transformação, General Philippe Lavigne, e do Secretário-Geral Adjunto da NATO para o Investimento em Defesa, Camille Grand.

Este ano, o Fórum constitui uma oportunidade para os líderes da indústria contribuírem para o debate sobre o desenvolvimento do novo Conceito Estratégico da NATO, que será aprovado na Cimeira de 2022 em Madrid, com enfoque no impacto das Tecnologias Disruptivas Emergentes na Aliança e sessões plenárias sobre os desafios e oportunidades das redes em nuvem, inteligência artificial e sistemas com funções autônomas, bem como antecipando as capacidades que serão necessárias às nossas forças de defesa na próxima década, concluindo com recomendações sobre como melhorar a resiliência da NATO no atual ambiente de segurança geopolítica.