idD participa no roadshow EA-IDEIA da Marinha Portuguesa

Fotografias Marinha Portuguesa e idD Portugal Defence

A idD participou na terceira edição do roadshow EA-IDEIA (Estrutura de Acompanhamento da Investigação, Desenvolvimento, Experimentação e Inovação da Armada), organizado pela Marinha Portuguesa. A iniciativa pretende estabelecer parcerias e iniciativas de cooperação para projetos de inovação aberta e colaborativa com a academia e indústria nacionais.

Durante quatro dias, a idD acompanhou a Marinha Portuguesa em visitas a várias instituições com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre entidades com colaboração – ou potencial de colaboração – com a Defesa.

No primeiro dia, foram visitados o Instituto Superior Técnico, o INESC-ID, o INESC-MN, o ISR, o IT e o IN+. Na parte da tarde, a visita foi à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela UNINOVA, NOVA LINCS, CTS, I3N e CERIS NOV.

No segundo dia a comitiva visitou a NOVA IMS, conhecendo os objetivos académicos e científicos em curso. Tivemos também a oportunidade de conhecer os laboratórios de inovação e análise e a rede NOVA Cidade – Urban Analytics Lab.

Durante a tarde desse mesmo dia, visitámos as instalações da Optimal Structural Solutions, empresa detida por investidores portugueses, especializada na conceção, desenvolvimento e fabrico de estruturas avançadas em materiais compósitos e metálicos, bem como no fornecimento de ferramentas associadas e equipamentos de apoio (MGSE). A Optimal atua em diversos setores, incluindo espaço, aeronáutica, defesa e automóvel.

O terceiro dia foi dedicado às visitas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde foram apresentadas as principais áreas científicas, laboratórios e projetos desenvolvidos pelos centros de investigação, e a incubadora Tec Labs – Centro de Inovação onde conhecemos algumas das empresas aí sediadas.

O dia terminou com uma visita à GMV, empresa que apresentou soluções inovadoras em diversos setores, com destaque para as áreas de atividade relacionadas ao espaço, como posicionamento, navegação e sincronização, telecomunicações, observação da Terra, serviços geoespaciais e adoção de novas tecnologias.

No último dia, a comitiva visitou a incubadora LISPOLIS, conhecendo os seus principais eixos estratégicos para a dinamização da comunidade e a aceleração do processo de transformação digital. Durante a visita, foram apresentadas empresas atuantes nas áreas da logística espacial, segurança e gestão de informação, como a D-ORBIT, SEA.AI e a REDSHIFT.

Durante a tarde, a comitiva teve a oportunidade de conhecer as valências multidisciplinares da empresa de engenharia aeroespacial Lusospace.