A idD Portugal Defence disponibiliza, nesta página, um conjunto de informações com fontes de financiamento úteis às entidades que operam na Economia de Defesa.
Financiamentos Europeus
O FED tem por objetivo geral promover a competitividade, a eficiência e a capacidade de inovação da Base Tecnológica e Industrial da Defesa Europeia — o que contribui para a autonomia estratégica da UE e a sua liberdade de ação. O FED apoia ações de colaboração e a cooperação transfronteiriças entre entidades jurídicas de toda a UE, em particular, as PME e empresas de média capitalização.
Projetos no âmbito do Espaço
Cobre todo o ciclo empreendedor, desde a geração de ideias ao crescimento em escala. Destaca-se o financiamento para desenvolvimento e crescimento (seed and growth) de mil milhões de euros, bem como hackathons, mentorias, prémios e demonstrações em órbita.
É a agência que gere os sistemas de satélites europeus e a relações com a sociedade, criando oportunidades para as empresas que desenvolvem tecnologia baseada em satélites.
Fundamental Elements: um mecanismo de financiamento de I&D da UE que apoia o desenvolvimento de chips, recetores e antenas ativados através do European Global Navigation Satellite System
Grants: os financiamentos são atribuídos pela EUSPA de acordo com planos previamente publicados e de acordo com as prioridades identificadas anualmente
Prémios (competições): a EUSPA organiza diversas iniciativas especialmente dedicadas a startups que operem na área do espaço
Financiamentos Nacionais
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem como objetivo implementar um conjunto de reformas e de investimentos para alavancar o crescimento económico sustentado, assegurando a saída da crise económica provocada pela pandemia. O PRR está estruturado em três dimensões, Resiliência, Transição Climática e Transição Digital, num valor total de 16,6 mil milhões de EUR, constituído por 13,9 mil milhões de EUR em subvenções e 2,7 mil milhões de EUR em empréstimos.
O Portugal 2030 é o próximo Quadro Financeiro Plurianual, que assenta em oito eixos estratégicos: inovação e conhecimento; qualificação, formação e emprego; sustentabilidade demográfica; energia e alterações climáticas; economia do mar; competitividade e coesão dos territórios do litoral; competitividade e coesão dos territórios do interior; agricultura/florestas.
Os EEA Grants são financiados pela Islândia, pelo Liechtenstein e pela Noruega. Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são a redução das disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu e o reforço das relações bilaterais entre os 15 países beneficiários e os países doadores.
O financiamento atribuído para Portugal no período 2014-2021 divide-se em cinco grandes programas: Crescimento Azul, Ambiente, Cultura, Conciliação e Igualdade de Género e o programa Cidadãos Ativ@s.