Decorreu, no dia 2 de julho de 2018, no Palácio D. Manuel, em Évora, a Conferência Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança: Um Projeto para o Futuro, uma parceria entre o Portugal Looks Up, a Força Aérea Portuguesa e a Câmara Municipal de Évora.

Esta Conferência realizou-se no âmbito do Dia da Força Aérea Portuguesa e pretendeu reunir diferentes players, tais como fornecedores de tecnologia, empreendedores, militares, investigadores, académicos, municípios e outros responsáveis pelo desenvolvimento do setor.

Teve como objectivo primordial que cada um dos oradores apresentasse, dentro da sua área de responsabilidade, uma ideia ou um desígnio para o futuro da Aeronáutica do Espaço e da Defesa em Portugal. Pretendeu-se desta forma reunir diferentes perspetivas, compreender o contexto em que cada de um players está atuar e definir as tendências.

Este evento contou com a participação dos seguintes oradores: Carlos Pinto de Sá – Presidente da Câmara Municipal de Évora; Ricardo Reis – Product Development Engineer da Embraer Portugal SA; Manuel Pereira dos Santos – Diretor do Departamento de Física da Universidade de Évora; José Salvada- Chief Commercial Officer da AEROMEC – Omni Aviation Group; o Major Luís Félix – Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa; Christian Santos – Diretor de Operações da Mecachrome Aeronáutica; Nuno Simões – CEO UAVision Aeronautics e Bruno Teixeira – Managing Partner CASR.Co, Civil Aviation Software. Os painéis contaram ainda com a moderação por parte do Brigadeiro-General António Temporão e do Coronel Fernando Costa.

A abertura foi realizada pelo General José Cordeiro – Portugal Looks Up e o Encerramento pelo Brigadeiro-General Lourenço da Saúde – Força Aérea Portuguesa.

Esteve presente nesta Conferência o Administrador Executivo da idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, José Vilar de Jesus.

O PORTUGAL LOOKS UP é uma iniciativa conjunta criada já no decurso de 2018 por atores institucionais nacionais dos setores Aeronáutico, Espacial, de Defesa e de Segurança. Tem como objetivo, através de uma ação conjunta e trabalho em cooperação, promover a oferta nacional nos grandes eventos internacionais e/ou em território nacional e estimular a captação de investimento estrangeiro nestes setores estratégicos. É constituído por várias instituições privadas e governamentais que cofinanciam esta iniciativa, incluindo até ao momento a ADRAL, o AED Cluster Portugal, a AICEP, a IdD, a FCT, o Governo Regional dos Açores e o Portugal IN. Esta iniciativa encontra-se aberta a todas as entidades que se revejam nos princípios e objetivos da mesma.