Na data em que se assinala os 73 anos da fundação da Aliança Atlântica, 4 de abril, a IdD Portugal Defence promoveu a sessão de informação “A NATO a 360º: Oportunidades de negócio e desenvolvimento”.

Com vista a capacitar o ecossistema da economia de defesa – centros de investigação, PMEs, Indústria, Academia, entidades orientadas para a defesa e entidades que não se dedicando à defesa podem contribuir para a defesa – promoveu um evento em que congregou os atores principais do ecossistema a fim de oferecer uma visão de conjunto sobre a Aliança, permitir uma melhor compreensão do papel que cada organismo relevante para a economia de defesa, dos mecanismos, prioridades e perspetivas futuras com impacto direto ou indireto para a área.

As palavras de boas-vindas estiveram a cargo da Presidente da IdD- Portugal Defence, denotando o trabalho efetuado e a importância da integração da BTID em todas as oportunidades NATO, pré-competitivas e competitivas. A primeira sessão “A Política de Defesa e a Aliança”, contou com a presença do Embaixador Pedro Costa Pereira, Chefe da Delegação Portuguesa junto da NATO, do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Paulo Lourenço, e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, oferecendo um enquadramento geopolítico, o estado da arte da Aliança, as prioridades nacionais e os desenvolvimentos em curso, denotando quer as iniciativas concretas como o DIANA, as EDTs e o exercício REPMUS, como a importância da BTID no esforço da Aliança.

De seguida, O Chief of Branch, Policy, Procedures and Business Info da NSPA, Carlos Ferrer Lopez, o Acting ACO Head of Contracts, Acquisition Management Branch, Carlo Giacomello ACO e o Head of Contracts da ACT, Kevin Mills explicaram “como fazer negócios com a aliança”, informando sobre os comandos e agência, os processos, procedimentos, boas práticas, deixando conselhos sobre passos a seguir, denotando a importância da Autoridade Nacional responsável pelas declarações de elegibilidade (DGRDN) e da DELNATO.

O terceiro painel, composto pelo Chief Scientist do STO, Dr. Bryan Wells, e pelo NIAG Chair, Rudy Priem, debruçou-se sobre as “oportunidades em fases pré-competitivas”, oferendo elementos sobre os dois fóruns que antecedem as fases de aquisição, dedicados à inovação, investigação e desenvolvimento, e aconselhamento, explicando as diferentes possibilidades de participação, as áreas de maior interesse, apelando a uma maior adesão da indústria.

Por último, mas não menos importante, o Subdiretor da DGRDN informou sobre o papel transversal desta Direção nas dimensões abordadas desde a política de capacidades ao licenciamento. Informou sobre o seu papel no STO, NSPA e NCIA, complementando as apresentações anteriores com a perspetiva nacional, concluindo com algumas recomendações.

Para celebrar a data e concorrendo para o esforço deste evento, a IdD – Portugal Defence lançou o “Guia de Participação em Procedimentos Concursais no âmbito da NATO – 2022”, desenvolvido com o apoio da DELNATO, da DGRDN e do Oficial de Ligação junto da NSPA. Este é um documento que pretende servir como manual de consulta e que não requer qualquer tipo de conhecimento prévio.

Espera-se que com o evento e o manual a BTID, o STCN e entidades que não se dedicam diariamente à defesa, mas que podem ter um contributo relevante, se sintam mais habilitados a participar ativamente nas diversas oportunidades da Aliança.

Para mais informações: niag [@] iddportugal.pt

Consulte as apresentações através das seguintes ligações:

Apresentação: ACO

Apresentação: ACT

Apresentação: DGRDN

Apresentação: NIAG

Apresentação: STO