A idD – Portugal Defence na Presidência Portuguesa da União Europeia

//A idD – Portugal Defence na Presidência Portuguesa da União Europeia

Portugal assume, pela quarta vez a Presidência do Conselho da União Europeia, até 30 de junho de 2021, sob o lema: ‘Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital’.

O programa para o semestre da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, adotado em Conselho de Ministros a 17 de dezembro de 2020, apresenta de forma detalhada as principais prioridades e linhas de ação da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

As prioridades da Presidência Portuguesa para a política de Segurança e Defesa incluem: o desenvolvimento da Bússola Estratégica; Reforço das Relações EU-África e da parceria em paz e segurança; Estratégia europeia para a Segurança Marítima; uma relação mais ambiciosa entre UE-NATO, com resultados tangíveis; uma Economia de Defesa Europeia forte; uma Europa resiliente preparada para lidar com emergências complexas.

Por uma Economia de Defesa Europeia mais forte, a IdD – Portugal Defence promoverá, em conjunto com as entidades relevantes, o aprofundamento da cooperação europeia em matéria de desenvolvimento de capacidades, tendo em vista fomentar a base industrial e tecnológica de defesa europeia (BITDE) e o papel específico das PME. Neste sentido, Portugal propõe a definição de uma abordagem comum para a economia de defesa europeia, através de uma metodologia inclusiva, diversificada e sustentável.

Por conseguinte, no dia 24 de maio, a IdD – Portugal Defence organizará um Seminário Internacional sobre a Economia Europeia de Defesa, no CCB. Defenderemos também a operacionalização do Fundo Europeu de Defesa, procurando orientá-lo para o desenvolvimento de setores tecnológicos críticos.

O trio atual de Presidências é constituído pela Alemanha (segundo semestre de 2020), Portugal (primeiro semestre de 2021) e Eslovénia (segundo semestre de 2021).