Universidade do Minho promove workshop sobre Materiais Avançados para a Defesa

//Universidade do Minho promove workshop sobre Materiais Avançados para a Defesa

Financiado pelo Ministério da Defesa, AuxDefense é o projeto que dá o mote a este evento.

O consórcio do projeto AuxDefense vai organizar na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, o workshop “AuxDefense – Materiais Avançados para a Defesa”. O evento irá decorrer no Paço dos Duques, em Guimarães, e tem início marcado para as 14h30.

A par da apresentação do projeto, o workshop irá contar com a participação da Sociedade Portuguesa dos Materiais, que fará uma apresentação sobre “Materiais do Futuro”, e da Plataforma IdD, que dará a conhecer as oportunidades existentes no setor da defesa.

O AuxDefense é um projeto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto.

Do AuxDefense espera-se a criação de produtos inovadores, incluindo coletes e capacetes balísticos e fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético.

O conhecimento gerado no âmbito da investigação inerente ao desenvolvimento destes produtos será dado a conhecer a partir de uma Plataforma Internacional de Materiais Avançados para a Defesa. Para além disso, poderá ser utilizado pelas entidades do consórcio, pós-projeto, em setores distintos onde as necessidades de absorção de energia e resistência ao impacto, corte e perfuração, assumem um papel preponderante, trazendo uma valorização económica do financiamento atribuído ao projeto.

O proponente do projeto é a TecMinho – Interface da Universidade do Minho, através da Plataforma Internacional Fibrenamics. A esta entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional uniram-se duas entidades militares – o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa – e várias entidades empresariais: LMA, Latino Group, Fibrauto, Sciencentris e IDT Consulting. O consórcio fica completo com duas instituições de ensino e investigação internacionais, nomeadamente a Hong Kong Polytechnic University e a britânica Plymouth University.

2018-01-16T17:13:00+00:004 de Novembro, 2016|Tags: , , |