Contactos: +351 215 885 020|geral@iddportugal.pt
    

Novo Presidente do Conselho de Administração da idD

//Novo Presidente do Conselho de Administração da idD

Após indigitação pelo Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, o Major-General Henrique Castanheira Macedo foi nomeado pelo Conselho de Administração da EMPORDEF, para Presidente do Conselho de Administração da idD, Plataforma das Indústrias de Defesa, tendo assumido as suas novas funções em 11 de dezembro de 2017.

Henrique Castanheira Macedo desempenhou o cargo de subdiretor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) desde 13 de janeiro de 2015.

No exercício desse cargo foi responsável pela conceção e desenvolvimento de políticas de recursos humanos, requisição de armamento e equipamento, gestão de património e infraestruturas. Participou no planeamento de defesa da NATO e da UE, nomeadamente ao nível da gestão de armamento nas diferentes fases do seu ciclo de vida.

Enquanto subdiretor da DGRDN destacam-se a coordenação da candidatura nacional ao consórcio europeu “Space Surveillance and Tracking” da Comissão Europeia, a realização do Dia das Indústrias de Defesa na NSPA/NATO, a organização do Diálogo das Indústrias de Defesa Portugal-Brasil, a adesão de Portugal à parceria “Demilitarization, Dismantling, and Disposal” (D3) da NATO, a coordenação do grupo de trabalho para a criação de uma “CyberAcademy and Innovation Hub” e do grupo de projeto para negociação com a NCIA, do procurement para o Sistema Integrado de Comunicações do Exército (SIC-T.

Foi representante nacional nos seguintes painéis seniores de aconselhamento da NATO: Resource Policy and Planning Board (RPPB), Conference of National Armaments Directores (CNAD, por delegação do Director Nacional de Armamento),no Science and Technology Organization (STO) e no Advisory Supervisory Board da NATO Support and Procurement Agency (ASB/NSPA). Representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Europeia para a criação do European Defence Fund. Representante nacional no Capability Development Plan (CDP) e no Long Term Review da Agencia Europeia de Defesa (EDA).

O Major-General Henrique Castanheira Macedo apresenta uma longa e relevante experiência profissional em diversos cargos no âmbito nacional e internacional. Formado em Ciências Socio-Militares, Engenharia Eletrónica e de Computadores, possui uma pós graduação em Guerra de Informação e é auditor do Curso de Defesa Nacional.

2018-01-17T12:35:20+00:00 13 de Dezembro, 2017|Tags: , |