idD participa na reunião da Comissão Conjunta Egito-Portugal

//idD participa na reunião da Comissão Conjunta Egito-Portugal

A idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais está a participar, através do seu presidente do Conselho de Administração Major-General Henrique Castanheira Macedo, na reunião da Comissão Conjunta Egito-Portugal.

Organizada pela Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, esta missão tem como objetivo promover o diálogo com o Ministério da Defesa egípcio, Ministério da Produção Militar e empresas do setor da defesa tendo em vista explorar oportunidades de negócio e eventuais parcerias no âmbito da economia de Defesa.

Da comitiva fazem parte, igualmente, diferentes entidades que integram a Base Tecnológica e Industrial de Defesa, nomeadamente o Arsenal do Alfeite, a Edisoft e a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.

Entre as atividades previstas destacou-se a realização de uma reunião de trabalho com o Diretor Nacional de Armamento do Egipto, a realização de diferentes sessões de apresentação institucional das empresas presentes, bem como a visita ao Centro de Manutenção de Aeronautica no Cairo. Destaque ainda para a realização de uma reunião de trabalho com a Embaixadora de Portugal no Egipto, Dra. Madalena Fisher.

Recorde-se que a participação da idD nesta reunião decorre no âmbito das excelentes relações entre os dois países, no domínio da economia de defesa e na sequência da participação, em novembro de 2018, de uma delegação de 14 empresas nacionais que integram  BTID na primeira edição de Egypt Defence Expo, que se realizou no Cairo. Mais recentemente, em Abril de 2019, a idD integrou, igualmente, a visita oficial do Ministro da Defesa Nacional, Doutor João Gomes Cravinho, ao Egito com o objetivo de reforçar as relações bilaterais no domínio da defesa.