idD e Exército entregam certificados PRT Army Tested e Combat Proven

//idD e Exército entregam certificados PRT Army Tested e Combat Proven

O Exército Português e a idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais procederam hoje, dia 20 de Outubro, em Guimarães, à entrega dos Certificados PRT Army Tested e Combat Proven, no âmbito do Sistema de Qualificação a Sistemas ou Equipamentos Militares, desenvolvido pelas duas entidades.

Estiveram presentes nesta cerimónia, que abriu as comemorações do Dia do Exército, a Secretária de Estado da Defesa, Dra. Ana Santos Pinto, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca e o Presidente do Conselho de Administração da idD, Major-General Henrique Castanheira Macedo. Marcou ainda presença na cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança.

Depois das intervenções iniciais, foram entregues Certificados de Qualificação aos seguintes equipamentos e entidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa:

ARMY TESTED

EID, S.A.

GRC 525; ICC-201; ICC-251

SISTEMAS DE COMBATE DO SOLDADO:

CITEVE | A SAMPAIO & FILHOS TÊXTEIS S.A. | ICC LAVORO – INDÚSTRIAS E COMÉRCIO DE CALÇADO S.A. | DAMEL | RIOPELE | MONTE CAMPO | INSTITUTO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL

Conjunto Térmico Underwear para Uniforme de Combate; Botas de Combate;

Conjunto Impermeável para Uniforme de Combate; Sistemas de Carga; Uniforme de Combate; Uniforme de Guarnição

CONSÓRCIO AUXDEFENSE:

UNIVERSIDADE DO MINHO | LMA – LEANDRO MANUEL ARAÚJO SA

FIBRAUTO | LATINO CONFEÇÕES

Capacete Balístico; Colete Tático-Balístico; Cotoveleira de Proteção; Joelheira de Proteção

COMBAT PROVEN

EID, S.A.

GRC 525; ICC-201

Na sua intervenção inicial, o presidente do Conselho de Administração da idD, Major-General Henrique Castanheira Macedo destacou a relevância deste Sistema de Qualificação e a importância das sinergias estabelecidas entre a Base Tecnológica e Industrial de Defesa e as Forças Armadas Portuguesas, neste caso o Exército.

Recorde-se que o Sistema de Qualificação destina-se a equipamentos ou sistemas desenvolvidos pelas entidades da Base Tecnológica Industrial de Defesa, que sejam testados pelo Exército Português, mediante candidatura prévia e ao qual seja concedido um Certificado de Conformidade.

São atribuídos dois tipos de qualificações, de acordo com a natureza dos testes realizados. O PRT Army Tested, conferido ao sistema ou equipamento que cumpra os requisitos gerais e específicos aplicáveis, para um perfil de utilização definido pelo Exército Português e a Qualificação Combat Proven. Neste caso, esta qualificação é conferida ao sistema ou equipamento que cumpra os requisitos e que, para além disso, tenha sido usado com sucesso em operações militares reais.

2018-10-20T14:37:59+00:0020 de Outubro, 2018|Tags: |