Contactos: +351 215 885 020|geral@iddportugal.pt
    

Desmilitarização

/Desmilitarização
Desmilitarização 2017-06-22T15:07:57+00:00

Desmilitarização

Dentro da área da Defesa Nacional, as atividades de desmilitarização relacionadas com armamentos, munições e explosivos encontram-se, atualmente, concentradas na idD.

A atividade de desmilitarização é efetuada ao abrigo do Despacho Nº. 10 382/2000 de 8 de Maio de 2000, do Ministro da Defesa Nacional para fazer a desmilitarização de munições convencionais e destruição dos materiais energéticos recorrendo a processos térmicos, respeitando os limites impostos pela legislação em vigor para os constituintes nocivos das emissões gasosas, dos efluentes líquidos e para tratamentos dos resíduos perigosos e sucatas.

O motivo para a existência deste tipo de atividade é justificado pelas seguintes considerações:

> Os Sistemas de Armas têm um ciclo de vida limitado, tornam-se obsoletos e acabam em existências a desmilitarizar.

> Existências de materiais obsoletos degradam-se, acarretam perigos e criam problemas ambientais e de segurança.

> Os custos de eliminação continuam a aumentar com a aplicação de normas ambientais cada vez mais rigorosas.

> A Desmilitarização é a única solução que existe para criar espaços nos depósitos/paióis.

 

Qualidade, Ambiente e Segurança

> Sistema de Gestão da Q&A

A desmilitarização é feita em condições ambientalmente amigáveis, e tem na qualidade e na segurança das pessoas e instalações a sua maior prioridade.

A sua atividade é garantida por um Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente onde está presente a preocupação de, desde a receção das munições, no seu manuseamento e ao longo de todo o processo de desmilitarização, existir um controlo permanente. Este Sistema de Gestão privilegia a rápida deteção de material não-conforme e a melhoria contínua. Todas as não-conformidades detetadas na receção são registadas e comunicadas ao GQAR (Government Quality Assurance Representative).

A principal preocupação da idD tem sido, desde o início, a incorporação de um eficaz controlo ambiental nas suas atividades. As emissões gasosas provenientes da destruição de materiais energéticos na Unidade de Destruição de Munições e Explosivos (UDME), são monitorizadas em contínuo, tendo em conta a sua conformidade com os limites admissíveis para os diversos parâmetros estabelecidos pela legislação atualmente em vigor. Para o tratamento de águas residuais existe uma ETARI.

Respeitando os limites ecológicos, e garantindo a máxima valorização dos materiais processados, no fim de todo o Processo de Desmilitarização, cerca de 95% dos materiais resultantes é Valorizável.

Certificação

A desmilitarização está enquadrada por um Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente, certificado de acordo com a AQAP 2110, e com a NP EN ISO 9001:2015 relativamente à Gestão da Qualidade  e com a NP EN ISO 14001:2015 relativamente ao Ambiente (estas duas normas ISO foram este ano atualizadas para o novo referencial 2015 e estendidas também à Actividade de Promoção e Desenvolvimento da Economia de Defesa). Possui credenciação de Segurança Nacional e também credenciação de Segurança Industrial no grau NATO SECRET.

ISO 9001 ISO 14001

Expansão da Área de Negócio

A estratégia de desenvolvimento da atividade de Desmilitarização da idD passa pela procura de condições propícias à criação de Novas Áreas de exploração e desenvolvimento, tais como:

> Satisfação de novas necessidades de desmilitarização das Forças Armadas e de Segurança Nacionais

> Internacionalização das atividades de desmilitarização

> Manutenção de armamento e munições das Forças Armadas e Forças de Segurança

> Segurança técnica de paióis das Forças Armadas

>  Atividades relacionadas com a destruição de explosivos civis ( com tratamento ambiental dos gases produzidos), como cartuchos, airbags, pretensores, etc.

Esta matéria foi encaminhada pela APA para a supervisão da PSP em 2015 e a Atividade de Desmilitarização da idD, foi autorizada este ano pela PSP, para poder proceder às destruições de explosivos civis solicitadas pelas empresas com autorização da PSP.

Investigação e Desenvolvimento

Tem existido particular interesse em colaborar em projetos inovadores que têm em vista uma melhoria do processo de desmilitarização, a rentabilização do mesmo e a sua valorização ambiental, materializando esta intenção em protocolos com várias Universidades e Centros de Investigação.

 

Contactos para Atividade de desmilitarização:

Estrada Nacional 118

Rego da Amoreira, 2890-168

Alcochete – Portugal

T +351 212 308 065/ 68


 Desmilitarização