CYBER ACADEMIA & INNOVATION HUB (CAIH)

//CYBER ACADEMIA & INNOVATION HUB (CAIH)

A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional – DGRDN e a idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, S.A. promovem, no dia 27 de fevereiro, um Workshop de apresentação à Base Tecnológica e Industrial de Defesa e Centros de Investigação e Desenvolvimento das Universidades do projeto CYBER ACADEMIA & INNOVATION HUB – CAIH, aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito da Cooperação Estruturada Permanente (PESCO).

Este é um projeto liderado por Portugal, denominado EU CAIH, que integra Espanha como Estado-Membro participante, e ao qual se juntaram a Holanda, Itália e Polónia, na condição de países observadores.

O CAIH tem a missão de estimular a Educação, Treino, Investigação, Inovação e o Desenvolvimento da Indústria no domínio Ciber, para alimentar o ecossistema nacional e internacional com o conhecimento e competências necessárias à nova geração de profissionais e para apoiar o desenvolvimento de capacidades.

Pretende-se que o CAIH se constitua num Centro de Excelência de nível internacional de ciberdefesa e cibersegurança, que interligue Universidades, Centros de Investigação, a Indústria e outras entidades do setor público e privado.

A sessão, que terá lugar às 14:30 no Auditório do 4º piso do Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa, e tem como objetivo apresentar o projeto, identificar as suas próximas etapas e desenvolver metodologias de  reforço e envolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa e dos Centros de Investigação e Desenvolvimento das Universidades nas diferentes fases do projeto.

Uma vez que importa salientar o caráter de complementaridade entre o CAIH e a NATO Communications and Information Academy (NCI Academy), tendo em conta os seus diferentes públicos alvo, será apresentada e desenvolvida a iniciativa tendente ao estabelecimento dos protocolos a firmar proximamente com a NCI Academy cujo objetivo é estabelecer uma cooperação sinérgica entre a BTID, o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e a NCI Academy.

A NCI Academy apresenta-se como um dos principais pilares da NATO Communication and Information Agency e deverá ser o bastião da formação nas áreas das Comunicações e Sistemas de Informação, Comando e Controlo Aéreo e Ciberdefesa, no contexto NATO.

Neste sentido, caso tenha interesse em participar neste evento agradecemos que confirme a sua presença até ao próximo dia 24 de fevereiro de 2020.

PROGRAMA

Formulário de Inscrição

2020-02-20T12:07:58+00:0020 de Fevereiro, 2020|