Contactos: +351 215 885 020|geral@iddportugal.pt
    

Como funciona o Procurement Nacional e Internacional

//Como funciona o Procurement Nacional e Internacional

O mercado da Defesa em Portugal – Procurement

O mercado de Defesa em Portugal, é um mercado regulado e exigente. No entanto, existem neste campo várias oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas Portuguesas, em que as compensações financeiras, sobretudo em termos de competências e Know How, são muito atrativas.

 

Por vezes, a magnitude de um mercado que move milhares de milhões de euros, com mais de 80 mil milhões de euros para apoio a diversas áreas onde a Defesa tem interesse (Horizonte Portugal 2020) pode apresentar-se como assustador ou complicado para as pequenas e médias empresas portuguesas.
Para facilitar o caminho de entrada neste mercado, a idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais – disponibiliza uma breve explicação dos procedimentos a ter em conta.

Apesar de existir um mercado mundial e europeu para a defesa, é a nível nacional que tudo começa.

Em primeiro lugar, a empresa interessada em entrar neste mercado, deve inscrever-se na BTID – Base Tecnológica e Industrial de Defesa.

Para a inscrição, basta o envio de um e-mail, acompanhado por uma pequena apresentação da empresa interessada para: geral@iddportugal.pt.

À BTID cabe absorver o rendimento da atividade de Inovação e Desenvolvimento e transformá-la em produtos de alto valor para o mercado, estimulando a economia e capacitando a Defesa com esses desenvolvimentos e tecnologias.

Funciona como um ponto de encontro para todas as empresas do mercado, divididas em grupos de foco – “Clusters”.

Inscrito na idD, os contactos, promoções e networking ficam a cargo desta plataforma que em conjunto com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (STCN) – onde se encontra a base científica de toda a investigação e de onde surge a mão-de-obra qualificada – se revela a entidade mais adequada para validar toda a tecnologia e conceitos.

Em seguida, a empresa que acabou de dar o primeiro passo neste mercado, necessita de ter em conta dois sítios na internet de extrema importância:

1.       A plataforma de Contratação Pública em Portugal – O GATEWIT

2.       O TED – Tender Electronic Daily – um sítio dedicado ao Procurement público na União Europeia
Estes dois sítios são a representação digital do mercado de defesa. O primeiro, guiará o potencial fornecedor ou comprador através dos procedimentos a ter em conta para fazer parte do mercado da Defesa, ajudando a responder a várias questões de âmbito prático e/ou jurídico, tais como:
Quais são as principais vantagens que o novo Código dos Contratos Públicos (CCP) vem proporcionar às empresas?
Que documentos são necessários para proceder ao registo da minha Empresa na Plataforma Compras Públicas?

O sítio está disponível em: www.compraspublicas.com

Já o segundo funciona da mesma forma mas direcionado para o mercado europeu e todas as ofertas estão traduzidas nas 24 línguas oficiais da União.
O registo no TED é totalmente gratuito em http://ted.europa.eu/TED/main/HomePage.do

A PME portuguesa interessada em entrar e vingar no mercado da defesa, depois de registada nestes três locais, vê-se capacitada e munida para dar os próximos passos, sempre suportada pela idD.

2018-01-17T14:07:39+00:00 18 de Junho, 2015|Tags: , , |