Contactos: +351 215 885 020|geral@iddportugal.pt
    

A idD

/A idD
A idD 2017-11-27T14:51:00+00:00

Criada em 2014, foi atribuída à idD- Plataforma das Indústrias de Defesa a  responsabilidade  pela implementação de uma estratégia nacional para promoção externa da BTID – Base Tecnológica e Industrial de defesa, por  forma  a  desenvolver  as  capacidades  nacionais  nesta área, assumindo Portugal como produtor e exportador de tecnologia e serviços no âmbito da Economia de Defesa.

Pretende-se com esta ação contribuir para as condições de aumento das exportações das empresas Portuguesas que atuam  no  mercado  da  Economia  de  Defesa,  bem  como contribuir  com  esta  ação  externa  para  a  manutenção  e criação de emprego altamente qualificado em Portugal.

A ação  da  idD  foca-se  em  iniciativas  que  sejam  criadoras de    valor    acrescentado    para    a    Economia    de    Defesa Nacional,   competitivas   internacionalmente, sujeitas à concorrência internacional, com potencial de crescimento e  sustentáveis  no  longo  prazo,  cujo  efeito  se  prolongue por  tempo  suficiente  de  forma  a  permitir  que  se  gerem efeitos   de   valor   acrescentado,   diretos   e   indiretos, para a economia nacional.

Objetivos

Identificar oportunidades de negócio em mercados estratégicos.
Dinamizar, preparar e apoiar visitas e missões ao exterior.
Divulgar internamente as oportunidades identificadas no exterior.
Apoiar a internacionalização das empresas.
Promover parcerias com entidades nacionais e internacionais.
Motivar parcerias entre as Forças Armadas e as Indústrias de Defesa.

Atividades Desenvolvidas

A participação da idD em feiras internacionais do setor visam proporcionar às empresas participantes a possibilidade de apresentar os seus equipamentos ou serviços em eventos de grande extensão e alcance empresarial e institucional.

As Missões Empresariais da idD têm como objectivo reunir um conjunto de empresas do setor para conhecer um determinado mercado, contactar entidades empresariais e/ou militares e participar em encontros bilaterais.

Os protocolos de cooperação, entre a idD e outras entidades nacionais ou estrangeiras, permitem aprofundar o relacionamento comercial e/ou tecnológico entre as empresas portuguesas de Defesa e as entidades cooperantes.

Nas reuniões internacionais, promovidas pela idD, pretende-se apresentar a Base Tecnológica e Industrial de Defesa e fomentar o intercâmbio entre os países e as empresas do setor.