110ª reunião do NATO Army Armaments Group (NAAG)

//110ª reunião do NATO Army Armaments Group (NAAG)

O Exército Português, com o apoio institucional da idD Portugal – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, organizou e levou a efeito, no Palácio Vilalva em Lisboa, no período de 19 a 21 de junho, a 110ª Reunião do NATO Army Armaments Group (NAAG).

O NAAG, é um grupo de nível 1 da Conference of National Armaments Directors (CNAD), assim como o NATO Air Force Armaments Group (NAFAG) é para a Força Aérea e o NATO Navy Armaments Group (NNAG) para a Marinha, funcionando sob a égide do International Staff (IS), sendo responsável pela cooperação terrestre e conjunta em termos de armamento, em apoio e contribuindo para o desenvolvimento de capacidades no seio da NATO.

A finalidade principal do NAAG é apoiar as nações na consecução dos objetivos de cooperação entre as forças terrestres da OTAN em matéria de armamentos. Para o efeito, o Grupo reúne duas vezes por ano (normalmente em junho e dezembro), contando com a participação de representantes nacionais de países aliados e parceiros, Autoridades Militares da OTAN, representantes de outros órgãos e agências da OTAN e, quando apropriado, chairman dos Grupos de Trabalho subordinados.

Os Grupos de Trabalho subordinados, no quadro da finalidade principal do NAAG, promovem a interoperabilidade da componente terreste e conjunta das forças armadas da Aliança, desenvolvem estudos com vista à normalização do material e levam a efeito atividades de cooperação multinacional.

O Delegado do Exército no NAAG é, por inerência de funções o Chefe da DPF/EME, desempenhando atualmente essas funções o COR TIR INF, NIM 03476485, João Pedro Rato Boga de Oliveira Ribeiro.

Esta ultima reunião do NAAG, para além dos chairman dos Grupos de Trabalho subordinados, de representantes do International Military Staff (IMS), International Staff (IS), Allied Command for Transformation (ACT) e da NATO Support and Procurement Agency (NSPA), contou com a presença de delegados de 22 países aliados e parceiros (PfP) (Áustria, Bélgica, Canadá, Croácia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Coreia do Sul, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América e Ucrânia).

2018-01-16T17:03:30+00:0030 de Junho, 2017|Tags: , |